Meus delírios, divagações, realidades e esquizofrenias, a quem interessar possa. Se viestes até aqui por bem, ego venia divinus indulge. Se por mal viestes, qui unum manus imprecatio divinus indulge. Danger: "Reperio scrobis et doli". Os comentários relativos aos posts deste diário são de responsabilidade dos visitantes, bem como condutas impróprias de clonagem de identidade em outros sites. Dúvidas, reclamações, declarações de amor? Email-me.

07 janeiro 2008

Elogio ao Silêncio

Não há como explicar determinado impacto que se têm ao identificar-se com determinada obra, ou determinado artista, sem ao menos ter tido conhecimento daquilo antes. Nem maneira de explicar o porquê, das imagens e palavras te tocarem sem precisar sequer assistir ao vídeo ou ler sobre o artista. Só ficar lá, olhando, cada uma, e tendo uma profusão de pensamentos sem pensar. Poética muda. Ah sim, é de se esperar uma admiração minha por Farnese, por Goeldi, por Schwanke, e outros atormentados. Mas ali, de repente, Sergio Fingermann fazia um sentido simbólico, quase lírico, e me dava um alívio imediato de tantas visões grotescas que sempre habitavam meu espaço de arte. Algumas imagens que capturei, tenho pena de reproduzir aqui, porque tenho certeza que não significarão nem terça parte do sentimento de delicadeza, de leveza e ao mesmo tempo de inteligência superior, que sabe-se lá porquê, eu sentia. Vontades também. Dava-me vontade de sentar em algum lugar entre árvores de forma que sentisse feixes de luz passar pelos galhos, quebrando a escuridão finalmente e trazendo aquela neblina sensual e luminosa, barulho de água ao fundo e vento lambendo as pernas. Só isso, eu e as imagens, mais nada para me trazer um sorriso no rosto.




O ontem nos deformou ou foi por nós deformado? Às vezes parece que o mais belo e o mais nobre nos foram roubados pelo tempo. Percorremos caminhos que nos restaram. Ou então, fazemos aí novos caminhos. De qualquer forma, os caminhos se fazem nestas ruínas. E muitas vezes, nestes caminhos o presente se confunde com o passado. (SF)