Meus delírios, divagações, realidades e esquizofrenias, a quem interessar possa. Se viestes até aqui por bem, ego venia divinus indulge. Se por mal viestes, qui unum manus imprecatio divinus indulge. Danger: "Reperio scrobis et doli". Os comentários relativos aos posts deste diário são de responsabilidade dos visitantes, bem como condutas impróprias de clonagem de identidade em outros sites. Dúvidas, reclamações, declarações de amor? Email-me.

17 dezembro 2007

Pílulas

A transferência se dá como uma certa repetição do passado no presente. Mais do que uma repetição de padrões antigos, ou um deslocamento indevido, por assim dizer, de uma ligação libidinal do passado sobre uma pessoa atual, a transferência deve, contudo, ser entendida como um entre.
~~~~
Arte-psicanálise-jogo de espelhos. Oscilação (assinalada pela estranheza do duplo - Unheimliche) que suscitará um movimento de simbolização. O duplo, novamente aqui. A psicanálise, de novo retorna sem minha consentida permissão, e quando leio os nomes lembro e penso que posso ter uma chance, se voltar (sim, de novo) para aquilo que não esperava ter escrito.
~~~~
Tempo de muita criação. Construção visível, entre o espaço da realização imaginária do desejo.
"Poeta e a Fantasia" (1908).
Desvio com relação à realidade e a censura - "prêmio de sedução" - possibilidade de suspensão das barreiras da repressão. O efeito estético identifica-se ao efeito narcótico. Se a forma estética é uma espécie de véu destinado a subornar as defesas do destinatário, paradoxalmente, "o efeito estético é anestésico" (Thévoz).
~~~~
Dizia-me ele, em nosso primeiro encontro para o prefácio, enquanto me oferecia um cigarro fininho:
"Foste uma criança arteira, bem se vê. Tens um problema da qual não considera problema, mas és um tanto imoral." Surpresa? Lembrei daquele teste fake que me fizeram no trabalho, na qual falei de cara a resposta, e vieram com aquele papo de psicopata. Mas não era isso, de forma alguma.
~~~~
Descaradamente o sinistro e o vazio assaltam as formas.
~~~~
Quando a realidade não mais satisfaz, a fantasia surge numa forma de satisfação imposta pelos ideais culturais. Afastamento da realidade. Pouca resistência as exigências do mundo e fraqueza. Alucinação. Volta-se ao seu mundo, aquele mais satisfatório. Surge a doença.
Mas, subitamente pode: transformar a fantasia e o seu mundo melhor num trabalho de sublimação: arte. Realidade enfim, construida com toda a força que se desejava. Restauração da saúde.
~~~~
O estranho novamente. Inquietante, familiarmente perturbador, que me desperta o desejo de mais, de diferente, mas sendo de alguma forma igual, uma repetição de mim mesma.
~~~~
A criança que brinca atua como um poeta e cria seu mundo, e aprende a diferenciar o real e imaginário, entre o jogo e a realidade. É a mesma experimentação que se tem quando se cria.
~~~~
Esta história é uma história verdadeira, pois eu a inventei do início ao fim. (Boris Vian)