Meus delírios, divagações, realidades e esquizofrenias, a quem interessar possa. Se viestes até aqui por bem, ego venia divinus indulge. Se por mal viestes, qui unum manus imprecatio divinus indulge. Danger: "Reperio scrobis et doli". Os comentários relativos aos posts deste diário são de responsabilidade dos visitantes, bem como condutas impróprias de clonagem de identidade em outros sites. Dúvidas, reclamações, declarações de amor? Email-me.

13 junho 2006

Terror dos Facões

Terror dos Facões - 1913
Por volta de 1911 surge em Porto Alegre um dos mais importantes grupos da história da musica popular brasileira: o conjunto “Terror dos Facões". Embora pouquíssimo conhecido, o grupo registrou toda a sua competência nos discos da Casa Edison do Rio de Janeiro, onde se pode comprovar a qualidade e a riqueza desse conjunto que há quase cem anos era a “fina flor" da música instrumental gaúcha. Além de fundador e figura central do grupo, Octávio Dutra era também o grande nome da música no Rio Grande do Sul no início do século vinte. As suas composições ilustram a sofisticação do seu estilo de composição: melodias cheias de cromatismos e saltos de difícil execução para o solista, modulações para tons distantes e um alto grau de elaboração no contraponto do violão com a melodia da flauta.

O Terror dos Facões é um marco da música brasileira e principal grupo instrumental gaúcho de começos do século – suas gravações para a Casa Edison são de 1913 (Facões era gíria da época para “músicos ruins”). Fundado pelo genial Octávio Dutra – especialista em todos os instrumentos de cordas dedilhadas – o Terror dos Facões foi disponibilizado recentemente em CD na caixa "Memórias Musicais" da Biscoito Fino, mas esta já se encontra esgotada. O cromatismo e o diálogo complexo entre flautas e cordas são marcas registradas das polcas, valsas, maxixes e schottishes do Terror dos Facões. Vale uma conferida. As gravações de 1913 me assombraram. (A Agenda do Samba e Choro)

http://rapidshare.de/files/14868162/Terror_dos_Fac_es.zip.html