Meus delírios, divagações, realidades e esquizofrenias, a quem interessar possa. Se viestes até aqui por bem, ego venia divinus indulge. Se por mal viestes, qui unum manus imprecatio divinus indulge. Danger: "Reperio scrobis et doli". Os comentários relativos aos posts deste diário são de responsabilidade dos visitantes, bem como condutas impróprias de clonagem de identidade em outros sites. Dúvidas, reclamações, declarações de amor? Email-me.

16 dezembro 2005

Nova

Livre e independente
(Luiz Sérgio Dibe – Jornalista)


Quando eu recebi o disco da banda "Deus e o Diabo" das mãos do mano Rafael, depois de um show em Gravataí, recebi com ele um fardo. Junto com o presente, pelo qual sou muito grato, ganhei do meu amigo a incumbência de escrever-lhe algo sobre esta sua obra. Não é que me seja desagradável realizar tal serviço. Não mesmo. É que me parece às vezes que, sob a força da identificação plena que possuo pelo trabalho da banda, sou incapaz de tecer-lhe um texto dito objetivo como retribuição. Mas acontece que dívida pra mim é coisa séria. Sou do tipo que guarda, zeloso, os débitos por prezar o valor da palavra e celebrar a bênção da confiança fraternal. Então, dou jeito de acertar contas, agora, através destas humildes linhas.

Dá pra dizer que o disco "Também Morrem os Verões" é um saboroso reencontro com os movimentos harmônicos e melódicos do rock oitentista, como eu cheguei a comentar descomprometidamente, noutro show, com o Rafael. Também dá pra falar que o fragmento literário da obra tem poesia boa quando é existencial e é bastante propositivo quando reflete sobre sociedade. Dá pra lembrar ainda que possui um plano gráfico distinto e bem acabado. Eu acho mesmo que poderia tomar alguns preciosos segundos de vossa leitura, narrando a trote os atributos de forma e de conteúdo do disco, outrora proclamado fardo. Mas em nome da razão, que só me falha por indisciplina, e do respeito à importância do espaço editorial, vou dizer mesmo o que deve ser dito e pronto, no derradeiro parágrafo deste escrito de pagamento.

"Também Morrem os Verões" é uma contundente demonstração de empenho. É um desconcertante exemplo de potencial criativo e capacidade gerencial de uma banda de rock que opera independente e livre. Eu disse independente e livre. O disco forma com o show da "Deus e o Diabo" um conjunto sensorial exuberante que aglutina elementos das artes musical, literária, visual e cênica. O ideário "Deus e o Diabo" é assim uma ardente revelação de que o fazer artístico não precisa estar alicerçado nas duvidosas fundações do mundo midiático e da lógica dos negócios. É a expressão da resistência artística em nome da convicção temática e estética.

É assim livre e independente. Livre e independente.