Meus delírios, divagações, realidades e esquizofrenias, a quem interessar possa. Se viestes até aqui por bem, ego venia divinus indulge. Se por mal viestes, qui unum manus imprecatio divinus indulge. Danger: "Reperio scrobis et doli". Os comentários relativos aos posts deste diário são de responsabilidade dos visitantes, bem como condutas impróprias de clonagem de identidade em outros sites. Dúvidas, reclamações, declarações de amor? Email-me.

15 janeiro 2007

JUSTIFIQUE

Foie Gras

O foie gras, prato tradicional da cozinha francesa que significa "fígado gordo", é um patê delicioso, ironicamente falando, para os sádicos gastronômicos condicionados a um paladar pervertido, visto que o alimento é feito de um fígado doente... criado pela alimentação forçada de gansos e patos.

Para a obtenção do alimento, coloca-se na garganta do inocente animal um cano onde, com a ajuda de uma bomba, empurra-se para dentro de seu organismo um punhado de ração que irá ocasionar o inchamento e crescimento de seu fígado. A ave, confinada a um espaço mínimo, onde dois metros quadrados podem acomodar cerca de doze animais, fica sem movimento, evitando a perda de energia e calorias. A alimentação da ave, composta basicamente de amido de milho adicionado à gordura de ganso para amolecer, fica armazenada em seu organismo na forma de gordura. Com sua cabeça presa em uma peça de metal e o pescoço esticado para que o cano desça goela abaixo, um motor bombeia ração através desse
cano diretamente para o estômago. Este procedimento é repetido três vezes ao dia, durante um período de três a quatro semanas, fazendo com que o inocente animal consuma cerca de três quilos de ração diariamente. É o que equivaleria a um ser humano consumir aproximadamente doze quilos de macarrão no mesmo período.

O fígado da ave pesa cerca de cento e vinte gramas normalmente e passará a pesar, após a alimentação forçada e artificial, até mil e trezentos gramas, mais de dez vezes o peso normal do fígado do animal.

Para assegurarem o cruel tratamento dos gansos e patos, alguns criadores afirmam que os próprios gansos inventaram a alimentação forçada, baseando-se na verificação dos antigos egípcios de que os gansos vindos da Europa, para fugir do inverno, submetiam-se voluntariamente a uma alimentação forçada acumulando energia para sua longa viagem de volta. Ao caçarem esses gansos viram que seus fígados estavam crescidos, assim passaram a engordar os gansos domesticados. Isto está demonstrado em uma seqüência de pinturas no túmulo de um alto funcionário da corte de um faraó da V Dinastia, como atesta Maguelonne Toussaint-Samat, no livro "Histoire Naturelle e Morale de la Nourriture". Com a história, os defensores da crueldade com os gansos e patos, dão suas desculpas esfarrapadas para continuarem com o negócio cruel e lucrativo que é o foie gras.


Já no Brasil, o produto importado chega aos luxuosos restaurantes que o vendem por até mil reais o quilo, e hoje já começam a aparecer pequenos criadores caprichosos que o produzem por aqui, para a felicidade dos sádicos consumidores e desgraça dos gansos e patos. Isso foi relatado na revista "Vinho Magazine" (Ano 4, 28). Até mesmo o chef paulistano Alex Atala, em uma entrevista a Superinteressante (02/2001), afirmou:
"A culinária tem um lado sádico.(...) Para conseguir sabores inusitados concebe pratos que, para serem feitos, causam sofrimento aos animais."

Não há críticas que possam expressar a tamanha falta de sensibilidade das pessoas que participam desta atrocidade.
(Por Charles de Freitas Lima - graduando em Educação Física)

Vídeos antes de ir ao restaurante chique:
http://www.stopforcefeeding.com/discover-foie-gras.wmv
http://www.petatv.com/tvpopup/Prefs.asp?video=delicacy_despair