JUSTIFIQUE

O foie gras, prato tradicional da cozinha francesa que significa "fígado gordo", é um patê delicioso, ironicamente falando, para os sádicos gastronômicos condicionados a um paladar pervertido, visto que o alimento é feito de um fígado doente... criado pela alimentação forçada de gansos e patos.
Para a obtenção do alimento, coloca-se na garganta do inocente animal um cano onde, com a ajuda de uma bomba, empurra-se para dentro de seu organismo um punhado de ração que irá ocasionar o inchamento e crescimento de seu fígado. A ave, confinada a um espaço mínimo, onde dois metros quadrados podem acomodar cerca de doze animais, fica sem movimento, evitando a perda de energia e calorias. A alimentação da ave, composta basicamente de amido de milho adicionado à gordura de ganso para amolecer, fica armazenada em seu organismo na forma de gordura. Com sua cabeça presa em uma peça de metal e o pescoço esticado para que o cano desça goela abaixo, um motor bombeia ração através desse cano diretamente para o estômago. Este procedimento é repetido três vezes ao dia, durante um período de três a quatro semanas, fazendo com que o inocente animal consuma cerca de três quilos de ração diariamente. É o que equivaleria a um ser humano consumir aproximadamente doze quilos de macarrão no mesmo período.

Para assegurarem o cruel tratamento dos gansos e patos, alguns criadores afirmam que os próprios gansos inventaram a alimentação forçada, baseando-se na verificação dos antigos egípcios de que os gansos vindos da Europa, para fugir do inverno, submetiam-se voluntariamente a uma alimentação forçada acumulando energia para sua longa viagem de volta. Ao caçarem esses gansos viram que seus fígados estavam crescidos, assim passaram a engordar os gansos domesticados. Isto está demonstrado em uma seqüência de pinturas no túmulo de um alto funcionário da corte de um faraó da V Dinastia, como atesta Maguelonne Toussaint-Samat, no livro "Histoire Naturelle e Morale de la Nourriture". Com a história, os defensores da crueldade com os gansos e patos, dão suas desculpas esfarrapadas para continuarem com o negócio cruel e lucrativo que é o foie gras.

Já no Brasil, o produto importado chega aos luxuosos restaurantes que o vendem por até mil reais o quilo, e hoje já começam a aparecer pequenos criadores caprichosos que o produzem por aqui, para a felicidade dos sádicos consumidores e desgraça dos gansos e patos. Isso foi relatado na revista "Vinho Magazine" (Ano 4, 28). Até mesmo o chef paulistano Alex Atala, em uma entrevista a Superinteressante (02/2001), afirmou:
"A culinária tem um lado sádico.(...) Para conseguir sabores inusitados concebe pratos que, para serem feitos, causam sofrimento aos animais."
Não há críticas que possam expressar a tamanha falta de sensibilidade das pessoas que participam desta atrocidade.
(Por Charles de Freitas Lima - graduando em Educação Física)
Vídeos antes de ir ao restaurante chique:
http://www.stopforcefeeding.com/discover-foie-gras.wmv
http://www.petatv.com/tvpopup/Prefs.asp?video=delicacy_despair
<< Home